Socklab – Trace evidences

A #curiosidade é o pavio da vela da aprendizagem.
O mistério, o #encantamento e o significado são ingredientes básicos que têm motivado nossos alunos a se envolverem 100% do tempo nas atividades proposta pelo #BandForense.

Durante a semana, nossos pequenos #investigadores tiveram que andar de meia por lugares inusitados. Neste segundo episódio, as meias foram recolhidas e embaralhadas pela nossa equipe. O #desafio foi investigar minuciosamente a meia e levantar hipóteses sobre o local que o colega passeou com a meia. Com auxílio de #luvas, pinças, lupas e #microscopia óptica, nossos alunos começaram uma busca frenética por partículas sólidas, orgânicas e tipos de tecidos fixados. Eles tiveram que selecionar as evidências encontradas, descrevê-las e desenhá-las a fim de criar um documento consistente de estudo forense.

É impressionante como o microscópio encanta os alunos. Eles ficam fascinados quando veem pequenas folhas aumentadas dezenas de vezes. É um novo #universo que estão descobrindo. E como eles gostam de usar luvas, mesmo quando percebem que elas podem mais atrapalhar do que ajudar. Parece que é uma #vontade intrínseca que carregamos de representar outros personagens, de assumir outras posições, de viver a vida de outra pessoa, no caso em discussão, de um perito forense. Não se trata apenas da vontade e curiosidade de #estudar um fenômeno, mas de vivê-lo com responsabilidade, com respeito e comprometimento, tal como faz qualquer #profissional #competente da área.

Muito feliz com o #percurso de aprendizagem desses jovens investigadores. Muito feliz pela #equipe linda que tenho a oportunidade de trabalhar! Muito feliz de me #encantar por algo que eu #amo fazer!

Tiago Eugênio